segunda-feira, 4 de abril de 2016

Espanha>>Mais de 100 mil turistas já pagaram para ver famosa e tosca restauração em igreja

'Ecce homo', antes e depois da bizarra restauração

Em 2012, a pequena cidade de Borja, na região de Zaragoza (Espanha), saiu do anonimato graças a uma tosca restauração. A responsável foi a idosa Cecilia Gimenez, pintora amadora que tentou restaurar um afresco de Jesus com uma coroa de espinhos de quase um século em sua igreja local — o "Ecce Homo" (Eis o homem), de Elías García Martínez.

O trabalho desastrado de Cecilia se tornou fenômeno mundial e Borja entrou no roteiro turístico da Espanha. Até agora, mais de 100 mil turistas já pagaram para observar de perto a restauração. O ingresso para conferir a obra custa o equivalente a R$ 10.

Cecilia disse ter trabalhado com a "melhor das intenções". E ela não imaginava que restauraria certo por linhas tortas e que transformaria sem querer uma pacata cidade de 5 mil moradores em polo turístico.

A igreja cogitou refazer o trabalho da idosa, mas a atenção e os euros recebidos fizeram os religiosos desistirem. O comércio local também agradeceu.

"Ecce Homo" se tornou tão popular que, anualmente, Borja realiza um festival em sua homenagem. Para atender os turistas, a prefeitura abriu um centro para visitantes.

http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/

0 comentários :

Postar um comentário