sexta-feira, 3 de junho de 2016

Estados Unidos>>Valioso selo reaparece 61 anos depois de ter sido furtado

O selo Inverted Jenny recuperado (Foto: Reuters/FBI)
Foto: Reuters/FBI
Um raro selo que havia sido furtado em 1955 foi devolvido nesta quinta-feira (2) às autoridades na cidade de Nova York, mas o mistério sobre o que aconteceu não foi resolvido.

O selo, de valor de face de 24 centavos de dólar, é um dos famosos da série Inverted Jenny (Jenny invertido).

Ele e outros três exemplares haviam sido furtados em uma convenção de filatelia na Virginia, há 61 anos.

Nesta quinta, na exposição  World Stamp Show, um homem da Irlanda do Norte que herdou os selos furtados de seu avô, o colecionador Ethel McCoy, acompanhou quando o selo foi entregue aos responsáveis pela Sociedade Filatélica Americana, baseada na Pensilvânia.

Ele ficará em exposição na biblioteca da entidade.

O Inverted Jenny é considerado o selo mais famoso dos EUA. Um total de 100 selos da série foram impressos em 1918. Por um erro de impressão, eles mostram um avião de cabeça para baixo.
Dos quatro furtados em 1955, três já foram recuperados. O selo devolvido nesta quinta e doado pelo proprietário à sociedade filatélica é o número 76 da série.

Ele apareceu em uma casa de leilão em Nova York em abril, em circunstâncias não explicadas, e imediatamente foi posto sob custódia do FBI (a polícia federal dos EUA).

O selo pode valer centenas de milhares de dólares. Um outro exemplar da série foi leiloado recentemente por US$ 1,175 milhão.

0 comentários :

Postar um comentário